Notícias e Informativos

Dia Nacional da Segurança e Saúde no Trabalho, Dia da Sogra e Dia Internacional da Educação

  • Fonte: Assessoria de Comunicações
  • Publicado em: 28/04/2022
  • Assunto: Informativo
Hoje, dia 28 de Abril é o Dia Nacional da Segurança e Saúde no Trabalho, Dia da Sogra e Dia Internacional da Educação.
De forma sucinta explicaremos o motivo de estes três eventos serem comemorados hoje.
 
Dia Nacional da Segurança e Saúde no Trabalho é comemorado hoje, pois no dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Em 2019, o evento chama a atenção para um futuro de trabalho seguro e saudável. A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121/2005.
 
O Dia da Sogra é comemorado no dia 28 de Abril. Ela é vítima de piadas e brincadeiras, vista como vilã e grande rival dos cônjuges.
 
Mesmo assim, merece um dia especial, dedicado a ela. Afinal, nem todas as sogras são malvadas, muitas são grandes aliadas e só visam defender a família.
 
Origem da palavra
 
Do latim vulgar socra, que substituiu o latim clássico socrus, significa mãe do marido, em relação à mulher; ou mãe da mulher, em relação ao marido.
 
Você sabia?
A palavra ganhou a sua versão masculina posteriormente. Primeiro foi originada a palavra sogra no feminino, pois as noras e as sogras passavam muito tempo juntas, devido à realização das atividades domésticas. Por isso, eram gerados conflitos e desavenças.
 
E o Dia Internacional da Educação se dá ao fato que nessa data, no ano de 2000, líderes de 164 países, inclusive o Brasil, assinaram um compromisso internacional com o intuito de desenvolver e garantir a educação no mundo todo.
 
"Consolação, um presépio no alto da serra."
Adm. 2021-2024