Nota Oficial da Secretaria Municipal de Saúde sobre o Coronavírus (Covid-19)

• Publicado em: 18/03/2020
  • Assunto: Saúde

A Secretaria de Saúde faz alerta a população Consolense sobre a nova pandemia mundial do Coronavírus.

O Coronavírus é um vírus que causa doenças que variam de um resfriado comum a problemas respiratórios mais graves. Há, inclusive, casos fatais. Sua transmissão ocorre semelhante à da gripe, através de contato próximo com pessoas doentes.

Havendo o aparecimento de qualquer sintoma informe a Unidade Básica de Saúde para que seja realizado o atendimento o mais breve possível em sua residência, evitando ir à Unidade para prevenir riscos. Estamos à disposição para orientação e providencias pelos telefones (35) 3656-1332/3656-1359.

Em reunião ocorrida no dia 17 de março com todos os gestores municipais de saúde ficou definido que toda a micro região adotará as mesmas providências. Todas as consultas ambulatoriais fora do município foram suspensas, evitando assim qualquer aglomeração de pessoas. Todos os profissionais de saúde foram orientados quanto aos riscos e medidas a serem tomadas com os pacientes e cuidados com a própria equipe.

Em nosso município não há caso suspeito em investigação, mas em nosso Estado há aumento de suspeitas e casos confirmados. O atendimento médico municipal está mantido apenas para casos de extrema urgência e emergência, então pedimos a compreensão e consciência de toda a população para não haver a aglomeração de pessoas na Unidade Básica de Saúde e na Secretaria Municipal de Saúde.

Mediante este cenário, salientamos recomendações para que a população mantenha medidas preventivas:

• Lave as mãos freqüentemente com água e sabão;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados;
  • Ao tossir ou espirrar cubra o nariz e boca com lenço descartável, em sua falta com a dobra do cotovelo;
  • Evite locais com aglomeração de pessoas como restaurantes, escolas, lojas e ambientes públicos;
  • Não dê aperto de mão, beijos e abraços ao cumprimentar;
  • Doentes crônicos e idosos: Fazer restrição de contato social.

Entenda: Essas paralisações em escolas, universidades, estádios, apresentações, etc. não são férias. É um distanciamento social. Evite aglomerações. É uma questão de responsabilidade social.

Grata,

Selma Aparecida de Oliveira Nogueira