Esporte

O esporte, como todo lazer, é uma necessidade para a juventude. No passado um dos esportes mais favoritos e mais praticados era o futebol, destacando-se jogadores como o Ramos Carneiro, o Zé Correinha, os irmão Rigoto, o Sebastião do Anardininho, o Luís Mendes e muitos outros.
Sempre existiu em Consolação um campo de futebol. Inicialmente nas propriedades dos Srs. Geraldo Pinto e de José Garcia. Atualmente, a cidade possui um campo de futebol moderno, iluminação com lâmpadas a vapor de mercúrio, um gramado bem cuidado e vestiário.
O terreno onde se situa o campo de futebol foi adquirido com a renda de um leilão pelo cidadão Benedito de Paula Nogueira. A Prefeitura, na Administração 1973 - 1977, nivelou o terreno, fez a drenagem, utilizando varas de bambu, e o cercou. A comunidade o gramou.
No final da década de 80, foi criado o Ginásio Poliesportivo Noguierão. Tanto o campo de futebol como o Ginásio Poliesportivo recebram todas as atenções da Administração 1983 - 1988. no primeiro, o alambrado, a iluminação e o vestiário. No segundo, a construção das quadras. Na gestão seguinte, ou seja na Administração 1989 - 1992, foi executado a cobertura. As instalações complementares e o acabamento final do prédio foram feitos durante a Administração 1993 - 1996.
Ao lado do campo de futebol, existe um grande espaço que serve para a realização de rodeios, torneios de volei de areia, festas juninas além do funcionamento da Oficina de Artes que reúne muitas pessoas.
No Ginásio Poliesportivo praticam-se voleibol, basquetebol, futebol de salão e capoeira, além dos esportes marciais, vindos de outras cidades.
Atualmente o campo de futebol está passando por mudanças para melhor atender a população. A atual Administração está buscando junto às esferas estadual e federal recursos para a realização de uma grande reforma. Foi elaborado um projeto para sua reforma, sendo encaminhado à Belo Horizonte e Brasília para análise e verificação de disponibilidade financeira. Espera-se que as respostas venham logo.